Há anos nossos filhos fazem Kumon de inglês e matemática. Essa experiência tem sido importante porque nos auxilia com o conteúdo e dá aos nossos filhos a oportunidade de conviver com testes e metas. Foi bom encontrar esse equilíbrio entre desescolarizar e preservar algumas metas objetivas para superar-se.

Gostamos do Kumon porque não é uma escola. Seus filhos não vão lá ter aula, vão lá 2 vezes por semana, por uma hora, para receber novos conteúdos e apresentar os trabalhos da semana anterior. O Kumon reforça o auto-didatismo, a independência, a concentração, e o melhor, dá a oportunidade da criança avançar de acordo com o próprio ritmo. Se seu filho estiver adiantado em relação à escola, ele será estimulado a continuar. E também só irá avançar quando estiver pronto. Sem pressões, mas com disciplina e constância. O Kumon se encaixa perfeitamente com o meu homeschooling: simples, sempre, sem pressa.

A experiência mais significativa no Kumon foi a de nos dar um parâmetro do desenvolvimento dos nossos filhos em relação aos demais. É como se a gente tivesse o gostinho de dizer “ufa, minha escolha está dando certo”. Este ano, mais uma vez, nossos filhos foram os alunos mais premiados da unidade do Kumon que estudam. Estão adiantados de 3-5 anos em todas as matérias que praticam. Esta é uma avaliação de rotina que o Kumon faz em relação ao currículo escolar brasileiro.

Como são os únicos na unidade que não frequentam a escola, pensamos que um dos fatores que os fazem estar adiantados é porque possuem mais tempo para se dedicar aos estudos do Kumon, não estão sobrecarregados.

A ideia desse post não é nos envaidecer - educação não é torneio - mas o Kumon nos auxiliou na nossa avaliação do homeschool aqui de casa, em um tempo em que o HS não passava pela cabeça de ninguém. Essa experiência nos ajudou e nos tranquilizou. Por isso falamos mais uma vez: vocês, pais e mães, são especialistas nos filhos de vocês. Se quiserem assumir a educação dos seus filhos, não tenham medo. E para quem tiver interesse, o Kumon foi um grande parceiro nessa caminhada. E não, não estamos ganhando nada para falar isso apenas dividimos com vocês para que possam ir mais longe do que nós

Previous
Previous

A pedagogia do coração

Next
Next

Educar custa