Aqui é o Silvio, e hoje eu quero conversar com os casais.

Esposa: você se irrita quando seu marido diz que “te” ajudou cuidando das crianças?
Marido: você se irrita quando sua esposa diz que cuidar das crianças não é mais que “sua” obrigação?

Saibam que nem tudo está perdido 😅
Costumo dizer que marido e esposa são como dois sinais de rádio que transmitem em faixas diferentes: um é AM e o outro é FM. Para que essas faixam se encontrem precisamos mudar as leis da física!

Esposa e marido podem até trabalhar ambos fora de casa, mas ao contrário do pai, as mães ficam sempre com a alma partida entre seus filhos e o trabalho, ao passo que os homens se desligam de tudo. Já ouviu dizer que mãe é multitarefa? Para a esposa, a tarefa “mãe” está sempre ligada. Para o pai não.

E é aí que mora o problema, pois tanto para a família quanto para o pai, a imagem que fica é que a mãe está sempre mais disponível e pronta para atender aos filhos do que o pai. Logo, os filhos seriam mais da mãe do que do pai. Soa absurdo, mas na prática essa impressão pode moldar a realidade.

E não tem jeito, a mãe conta com um instinto e uma inclinação para a presença que nós, os pais, jamais teremos. Enquanto elas carregam por 9 meses o bebê na barriga e depois amamentam outros tantos meses, nós apenas assistimos. Por isso, para os pais, essa presença virá apenas com esforço uma vez que não nos é tão familiar.

Maridos: na prática precisamos aprender que os problemas da mãe são também os problemas do pai. Que ao se comprometer com a educação dos filhos e com as tarefas domésticas, nós não quebramos um galho ou ajudamos a tarefa da mãe. Estamos apenas sendo pais.

Esposas: não possuíamos as mesmas qualidades maternas que vocês. Em nós essa disposição precisa ser construída com paciência. Por isso, ao dar banho/ trocar fralda/ ler em voz alta/ ajudar nas tarefas, não apenas fazemos nossa obrigação, mas demonstramos amor. Para nós, um olhar de admiração já é o bastante para nos sentirmos reconhecidos e motivados para contribuir sempre mais.

Você conhece alguém que gostaria de ler essas ideias?

Previous
Previous

Professor Frustração

Next
Next

Nada para fazer