Escola para socializar?


Screen Shot 2021-01-25 at 13.08.24.png

Nossos filhos não frequentam a escola. Não frequentar a escola não significa uma vida confinada no lar e isolada do mundo. Pelo contrário. Mas não é incomum nos perguntarem como se dá a "socialização dos nossos filhos”. Entendemos ser natural essa curiosidade, para maioria das pessoas não há outra referência além da escola.

Às vezes temos uma visão limitada da tal socialização, como se a convivência das crianças com os demais fosse tarefa exclusiva da escola. Meus filhos conversam com o motorista do ônibus, com o cobrador, com a operadora de caixa no mercado, conhecem os funcionários da padaria, da sapataria, brincam no parquinho, frequentam bibliotecas, elaboram projetos em grupo, passeiam em museus com amigos queridos, encontram-se com seus amigos e com os amigos da família, convivem com bebês, crianças pequenas e grandes, com adolescentes e adultos, nos mais variados lugares e classes sociais. É uma socialização real.

Já na escola, estariam numa socialização restritiva, pois estudariam com crianças da mesma idade e semelhante classe social, em um ambiente controlado e sem naturalidade. Um ambiente quase artificial e sem paralelo no mundo real.

Você pode acreditar que a socialização acontece melhor no ambiente escolar, e tudo bem, não há problema algum em discordar. Escola e Homeschooling tem suas diferenças, o importante é que o foco seja sempre o desenvolvimento da criança.

Conhece alguém que gostaria de ler essas ideias? Marque no comentário! E não deixe de curtir esse post, isso nos ajuda a alcançar mais pessoas.


Previous
Previous

Pense alto, mas planeje pequeno.

Next
Next

O necessário, o possível e o impossível