Focar é dizer não!
Todos os dias vocês leem o nosso lema: Simples, sempre, sem pressa. É fácil de decorar, né? Já concretizar é outra história. Há anos eu peno com o primeiro. Não é por nada que a simplicidade é uma virtude, uma virtude que se conquista com a insistência. A simplicidade nos convida a vigiar-nos e aprender a definir o que é essencial e o que não é, focando o primeiro e dispensando o segundo.
Hoje recebemos tantas informações, temos tantas referências, que nos sentimos dispersos, abarrotados de pensamentos, paralisados e com metas irreais. Travamos uma batalha com nossos sentimentos. E isto atrapalha não só nossa organização pessoal, mas também nosso planejamento no homeschooling.
Lembro-me que no início dessa jornada eu me perdia muito. Um início que durou anos. Perdia tempo e energia zanzando por todo lado. Tudo quanto era blog, grupo de WhatsApp, Facebook, Pinterest, lá estava eu garimpando. Quanto mais aumentavam minhas referências, mais diminuía minha capacidade de agir.
Veja, as experiências de outras famílias são super enriquecedoras, especialmente no início, elas são fundamentais para nos balizar, mas não dá para mudar de estratégia a cada nova experiência familiar que passa na frente. Este é um dos motivos que muitas vezes não conheçemos materiais novos e alguns influenciadores. Quanto mais ingrediente se coloca na receita mais difícil fica de acertar. É muito fácil perder-se por aqui, gente! Some a tudo isso os filminhos de bebês fofos, os passarinhos, as dancinhas, os perfis de astronomia.😱😱😱😱
Enfim, sigo com minha meta de evitar dispersões e buscar a simplicidade. Como diria Steve Jobs, focar não é dizer sim, mas dizer não. E a virtude da simplicidade continua me convidando todos os dias: Karen, isso aí é muito legal e tal, mas se você quiser manter a constância e atingir a meta, é para você dizer não.
Marque aquele amigo que quer abraçar o mundo e precisa de mais simplicidade!