6 atitudes para tomar desde já.


Volta e meia questionamos a obsessão que temos por diplomas, certificados e papéis que podemos emoldurar e usar para provar quão especializados nós somos. Tudo bem, esses papéis tem lá sua utilidade, especialmente quando precisamos confiar em pessoas que não tem outra coisa senão o tal papel cheio de assinaturas e letras góticas.

Mas há um universo de capacidades para os quais não são necessários cursos, certificados ou diplomas. É o universo das virtudes: decisões boas e simples, que podemos tomar e reafirmar todos os dias, e que no longo prazo irão nos realizando como pessoa.

Calar quando não se pode elogiar, agir com coerência, ter prioridades claras, praticar a humildade reconhecendo os próprios limites, agradecer por tudo o que se tem e ser resiliente para não ceder à tentação de desanimar. Todas essas ações, fundamentais para qualquer pai/ mãe que deseja construir uma família luminosa e alegre, estão já disponíveis a uma decisão de distância. E para elas não nos cabem desculpas ou justificativas: está em nossas mãos praticá-las ou não.

Pode parecer auto-ajuda, mas na realidade se trata de uma luta que vem de longe. O imperador Marco Aurélio, um imperador filósofo, escreveu no seu excelente livro “Meditações" uma exortação que mostra a atualidade da questão:

“Muitas coisas dependem por inteiro de ti: a sinceridade, a dignidade, a resistência à dor, (...), a aceitação do destino, (...), a benevolência, a liberalidade, a simplicidade, a seriedade, a magnanimidade. Observa quantas coisas podes já conseguir sem que caiba alegar pretextos de incapacidade natural ou inaptidão, e por desgraça permaneces voluntariamente por baixo das tuas possibilidades. Por acaso te vês obrigado a murmurar, a ser avaro, a adular, a culpar o teu corpo, a dar-lhe satisfações, a ser frívolo e a submeter a tua alma a tanta agitação, porque estás defeituosamente constituído? Não, pelos deuses! Faz tempo que podias haver-te afastado desses defeitos”.

Você aceita o desafio de ser melhor? Vamos juntos? Marque alguém que gostaria de ler esse texto!


Previous
Previous

Escolha seu problema.

Next
Next

Eu Posso Alfabetizar!