Quantas vezes ouvimos que ler poesias para as crianças é algo excelente para a sua formação? Porém muitos pais não tiveram uma boa experiência com a poesia, e diante de um poema sentiram-se no meio de um labirinto, difícil, confuso, exagerado, algo que somente os grandes leitores poderiam apreciar.
E quanto mais nova é a geração de pais, mais precária é a experiência que tiveram com a boa poesia. Nas aulas de literatura, Camões foi abandonado.
Como ler poemas para os meus filhos, se nunca li poemas na minha vida? Nunca é tarde para começar! Comece pelos poemas infantis, junto com seus filhos.
Comece lendo o poema sozinha e em voz alta, para treinar antes de apresentá-lo ao seu filho. Fique atenta às rimas e repetições percebendo o ritmo e apreciando a sonoridade. Tome cuidado com as pausas, perceba que nem sempre o sentido completo do que se está lendo termina no final do verso junto com as rimas. Para a leitura em voz alta fique atenta à entonação, acentuação e ritmo, pois estas características pertencem a oralidade.
E não esqueçam: o dicionário é nosso amigo! Para apreciar é preciso entender o significado das palavras e depois buscar o sentido mais profundo para aquele verso. Converse com poema. E acima de tudo, perca o medo! Nunca é tarde para aprender. E hoje é o dia de ler poemas para você e para seus filhos!
Previous
Previous
Nada para fazer
Next
Next