1️⃣Simples, 2️⃣sempre e 3️⃣sem pressa.

Priorizar é uma arte, a arte de dizer não. Quando educamos nossos filhos em casa, podemos correr o risco de querer tudo. Quando escolho um material, surge outro melhor, quando estabeleço as atividades e brincadeiras aparecem outras dezenas mais legais, cada dia um curso novo, um livro novo, uma live nova. Nos sentimos perdidas, mentalmente desorganizadas e temos uma lista de metas irrealistas.

Eu recebi um grande conselho logo no início do meu homeschooling. Sabe aquelas conversas despretensiosas em que a pessoa solta um conselho e isso muda a sua vida? Foi exatamente isso que aconteceu. Ela era uma experiente educadora e me deu o seu oráculo: Simplicidade, constância e repetição. Esse conselho tornou-se a estrutura do meu homeschooling, a regra dos três S”s”: Simples, sempre, sem pressa. Sempre que eu me pego angustiada, perdendo o rumo por qualquer motivo, me lembro dos três S”s”.

1️⃣Simples - Sem simplicidade nos perdemos. Sem simplicidade não ensinamos. Ter clareza nos objetivos, organizar e planejar os meios e fugir de qualquer tipo de pedantismo é fundamental. Eu não tenho que ser outra pessoa: preciso ser o melhor que posso ser.

2️⃣Sempre - A constância, a rotina e a repetição ajudam a ordenar interiormente a nós e aos nossos filhos. Predispõem ao aprendizado constante e fortalece a vontade. Não interessa se faz sol ou se faz chuva, estudar precisa ser tão natural em nós como o é a alimentação diária. A constância gera segurança na execução e autonomia aos pequenos. Lembre-se: a perfeição não é um ato isolado. É o resultado do hábito, da boa repetição.

3️⃣Sem pressa - A direção é mais importante do que a velocidade. Fuja de toda comparação e dê o passo conforme a perna. Aqui em casa um novo assunto só é introduzido quando o anterior foi consolidado. Ler por ler, falar por falar, escrever por escrever é perda de tempo. De que adianta chegar no final do ano com um currículo extenso e mal assimilado? Qualidade acima da quantidade.
Conhece alguém que possa se interessar por esse post? Marque ele aqui!

Previous
Previous

Cinco poemas

Next
Next

Pais: o tempo urge