Vocês me perguntam como organizo a rotina do final de semana. Vamos lá:
1️⃣Estabeleça um cardápio. Ao longo do final de semana, entre café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, numa família como a minha de 7 pessoas, são preparadas 56 refeições. Por isso defina um cardápio na quarta ou na quinta, faça compras pensando nas refeições de sábado e domingo e na sexta faça o pré-cozimento de alguns alimentos para diminuir seu tempo no preparo e na louça.
2️⃣Planeje um momento de descanso.
Aprendemos que enquanto as crianças são pequenas e dependentes, só se descansa planejando. Após o almoço, enquanto os pequenos cochilam (se for o caso), permita um pequeno filme para os filhos maiores e aproveite esse tempo para também descansar. Se não quiser deixar nenhum filho solto, reveze com seu marido: “hoje eu cochilo uma hora depois do almoço e você fica com eles; amanhã trocamos”. Essa ideia também vale para o sábado e o domingo de manhã: “hoje eu acorda antes e cuido das crianças, amanhã você assume a bronca enquanto eu descanso mais”.
3️⃣Deixe pronta a bolsa do fim de semana. Quantas vezes para ir à missa ou a um evento a mãe sai correndo igual doida catando fraldas, trocas, mamadeira, e acaba se atrasando? Crie o hábito de deixar uma troca no carro, de separar casacos no inverno, de deixar o kit higiene montado e evite estresse na hora de sair de casa.
4️⃣Aprenda a dizer não. Algumas famílias assumem tantos compromissos no final de semana que terminam o domingo exaustos e irritados. Diminua os compromissos e torne seu final de semana mais leve para família. Um passeio ao ar livre, um sorvete na pracinha, uma sessão de cinema na sala de casa com direito a pipoca pode ser mais que o suficiente para fazer o fim de semana valer a pena.
5️⃣Defina um horário para tarefas da casa. O trabalho doméstico é sem fim: lavar roupa, organizar brinquedos, higienizar banheiro, etc. Se não estabelecer horários para essas tarefas você será engolida, e a ideia do final de semana é fazê-lo agradável inclusive para a mãe. As tarefas mais pesadas eu deixo para o domingo a noite, quando eu tenho silêncio para dividir as tarefas com o marido e fazer tudo com foco - após as 21h.
Previous
Previous
Continue a educar
Next
Next