Como nossos filhos aprendem.


Um dos maiores equívocos que nós, pais, podemos cometer em relação a educação dos nossos filhos é cobrar que eles aprendam APENAS sentados, quietos, diante de uma apostila. É verdade, podemos aprender dessa forma, mas não APENAS dessa forma.

Isso pode parecer muito moderno, mas desde Santo Agostinho, lá no século no IV, sabemos que o aprendizado humano é intuitivo, uma pura apreensão do nosso espírito conduzida pelos sentidos. Reduzir o aprendizado a uma única conduta não é apenas um empobrecimento intelectual mas é - para falar chique - epistemologicamente errado.

Você fica desesperado porque seu filho não consegue ficar sentado, quietinho, estudando por 40 minutos seguidos? Então você precisa rever seus conceitos. O que nossos filhos aprendem transcende em muito o mero preencher exercícios na apostila da escola. Nossas crianças aprendem desenhando, conversando, observando, pensando, imaginando, lendo, testando, produzindo, errando, experimentando, aceitando desafios…a lista é sem fim.

Muitos pais consideram-se incapazes de dar uma boa educação aos seus filhos porque acreditam que educação é escolarização. Mas a verdade é que grande parte do aprendizado que seus filhos podem fazer, pelo menos até os 7 anos, está em suas mãos. Desligue a televisão, deixe o celular de lado, tenha um pouco de criatividade, vontade de se aventurar com seus filhos e não tenha medo de viver! Marque alguém que gostaria de ler essas ideias!


Previous
Previous

5 anos!

Next
Next

Deixando passar.