Desistir ou descansar?


Hoje viemos dizer para você que está tudo bem sentir-se cansado. Não tem problema, nem todos os dias são bons. Desejar que que o final do dia chegue não te faz uma pessoa pior. Até um maratonista para para beber água.

Mas estar cansado não é sinônimo de desistir, mas que você precisa descansar.

Como um maratonista você precisa beber água e restaurar suas as forças.

O que fazer? Primeiro identifique seus sentimentos, aceite suas fraquezas, respire fundo. Depois identifique suas dificuldades, como a desorganização na rotina, metas muito altas, querer abraçar o mundo.

Na nossa experiência e há tanto tempo trabalhando com famílias, sabemos que o esgotamento destrói a alegria de muitas famílias. Definitivamente faz tudo ficar mais difícil. Mas a notícia boa é que é uma dificuldade administrável.

Você já pensou num descanso planejado?
Consiste em organizar a rotina para estabelecer momentos de respiro. Diminuir por um tempo os dias de estudo no homeschooling, trocar uma das refeições por um lanche, trocar atividades mais exigentes por leituras em voz alta, programar paradas. O casal ainda pode organizar o tempo de cuidado com as crianças para que o outro possa descansar, um café em silêncio, um cochilo, um momento de oração, às vezes um pouquinho dessa mudança na semana já ajuda um monte. Ainda para as mães que assumiram integralmente a casa e o homeschooling é fundamental saber parar no meio do dia, mesmo que sejam 15, 20 minutinhos, para sentar tomar um chá/café/água gelada.

Parar para se reestabelecer é muito desafiador, as mães, geralmente, tem duas tendências prejudiciais, a autocompaixão ou o
ativismo. Lembre-se nenhuma das duas nos ajudam na tarefa de descansar. Precisamos agir. Tá cansado? Então faça alguma coisa!


Previous
Previous

Luzeiro na vida dos filhos.

Next
Next

Disposição para começar.