A matemática é para iluminar!


A matemática é para iluminar, para ajudar nossos filhos a enxergar a realidade!

Desde bebês as crianças possuem um pensamento matemático. São capazes de compreender e diferenciar o que é um do que são muitos. No seu aniversário de um aninho eles já mostram o dedo indicador! Não é fofo?

Conforme crescem, a experiência matemática só se amplia. Quando eles enchem potinhos com areia, empilham blocos ou guardam seus brinquedos dentro do cesto, estão exercitando seu pensamento matemático ao mesmo tempo em que ampliam seu contato com a realidade.

A matemática expande a inteligência dos nossos filhos, e esses conhecimentos se confirmam a medida que os estudos da neurociência avançam. A aprendizagem matemática envolve uma comunicação complexa e muito dinâmica entre os sistemas cerebrais da memória, atenção, processamento visual, etc.

Pode não parecer, mas quando sentamos no tapete e começamos a comparar, sequenciar, ordenar, identificar padrões, seja com blocos, sementes, folhas ou pedras, trazemos novas luzes para a forma como nossos filhos enxergam o mundo. A fonte de toda essa luz é o pensamento matemático.

Neste exercício simples da foto do post de hoje, ajudamos a Helena a perceber que diferentes combinações podem alcançar um mesmo resultado. Por trás desse simples exercício, a Helena aprende que, por meio do pensamento matemático, existe mais de uma forma para se encontrar uma solução. Uma lição que é para toda a vida.

A matemática existe para iluminar nossa forma de enxergar o universo. Gostou do post de hoje? Então marca alguém que também gostaria de ler essas ideias!


Previous
Previous

Matemática dos 3 aos 5 anos? Conta comigo!

Next
Next

Matemática fazendo sentido.