Paciência!
Quanto tempo levamos para nos adaptar ao homeschooling? Já te contamos. Segura aí.
Se você já mudou alguma vez de endereço, passou pela experiência da adaptação em uma casa nova. Arrumar um lugar para cada coisa, organizar a mobília, refazer a decoração, se acostumar com o bairro. Até todas as caixas de papelão serem esvaziadas, quantos meses não gastamos? E é assim com quase todas as novas experiências da nossa vida. Precisamos de tempo para nos adaptar a nova casa, a nova cidade, ao novo emprego, a chegada de um bebê, ao crescimento dos filhos, a uma perda financeira, etc. E por que seria diferente na educação dos filhos e no homeschooling?
Quando assumimos a educação dos nossos filhos, tem dias fáceis e dias difíceis, dias tensos e dias leves, dias em que estamos perdidos e dias que estamos organizados, dias em que estamos cansados e dias em que estamos animados. Vai-se um bom tempo até experimentarmos essa variedade toda e mais um bom tempo até sabermos o que fazer em cada cenário.
O mais provável é que nos primeiros meses a experiência pareça mais negativa do que positiva. É como a casa bagunçada pós-mudança. Se tudo parecer desesperador e o arrependimento bater à porta, é a hora de se perguntar: “será que não estamos exigindo uma adaptação dura e rápida demais?”.
Vivemos em um tempo em que a paciência e a perseverança foram trocadas pela ansiedade e pelo imediatismo. Queremos tudo para ontem, e para hoje, já queremos novas atualizações. Só que o desenvolvimento humano precisa de tempo, e um tempo que se revela a medida em que se caminha. Aqui em casa começamos a sentir alguma segurança com o homeschooling depois de 6 meses de adaptação. Mas só depois de 2 anos que nossa dinâmica cotidiana de educação domiciliar realmente começou a ganhar velocidade e estabilidade.
E você, tem paciência com seu tempo de adaptação, ou já se angustia logo nas primeiras dificuldades? Marque alguém que gostaria de ler essas ideias!