7 dicas
1️⃣Aproveite as refeições. Café da manhã, almoço e jantar sempre que possível. Esses momentos são ocasiões de diálogo para que o pai entre nos assuntos que estão sendo estudados em casa e assim oriente possíveis dúvidas.
2️⃣Leia em voz alta. Crie uma rotina literária com seus filhos. Podem ser poucos minutos, mas essa leitura ajuda a educar a imaginação, a formar simbologia e a expandir o vocabulário. Essa é a dica que toma menos tempo e a que produz mais resultado.
3️⃣Consolide a leitura e expanda o conhecimento. Ao terminar uma leitura, faça um painel com as imagens que representam os assuntos levantados pelos seus filhos. Se te perguntaram o que seria um “trovador”, o que quer dizer “lua cheia” etc., agora é hora de recapitular todos esses temas com imagens que contextualizam cada um desses assuntos e expandir a associação da leitura.
4️⃣Seja um pai conversador, em todo e qualquer lugar. Se estão no carro, desligue o rádio e pergunte para eles se já notaram as abreviações nas placas de ruas. Se sabem quem são as pessoas homenageadas nas placas dos viadutos. Se entendem os efeitos da inércia quando o carro acelera e frea. Seus filhos são “máquinas” de aprender, e possuem fome de um pai que sacia todas suas curiosidades.
5️⃣Qual a sua profissão? Durante séculos, famílias inteiras eram conhecidas pelas profissões que desempenhavam. O estudo não existia para colocar as pessoas no mercado de trabalho mas para aproximar da verdade. Com a revolução industrial os pais foram jogados para dentro das fábricas e os filhos perderam o aprendizado por experiência paterna. Em nossas famílias não precisa ser assim. Quanto um pai advogado pode ensinar ao seu filho! Pode-lhe ensinar sobre a virtude da justiça, sobre direito romano, a elaboração das leis…Ensine ao seu filho a sua profissão!
6️⃣Tire as crianças de casa. Por mais gratificante que seja ensinar os próprios filhos, é um trabalho que cansa. Ao menos uma vez a cada quinze dias leve-os para um passeio enquanto sua esposa tira uma folga merecida.
7️⃣Aos finais de semana, invente. Encante seus filhos com experiências científicas. Com 30 minutos você ensina um montão!