A tarefa de educar.
Eu me esforço, me empenho, faço tudo certinho e mesmo assim meu filho chora muito, reclama para estudar e desobedece em coisas simples. Desisto!?
Nossos filhos são pessoas em desenvolvimento e não uma planilha de Excel a ser preenchida, todos os dias, após a vistoria da inspeção de qualidade. Suas limitações não são sinais do seu fracasso como mãe. São sinais de que tantos nossos filhos como nós somos obras inacabadas. Você já pensou em quantas dificuldades, incoerências e limitações tem e que está há anos tentando superar?
As dificuldades do dia a dia evidenciam que há um processo a ser trilhado. E um processo que vai exigir, de nossa parte, paciência.
É fato que há pais permissivos, que não sabem impor o mínimo de limites, que confundem amor com indiferença e preocupação com mimo. Mas há também aqueles que todos os dias estão arduamente tentando conduzir sua família num ambiente favorável para o desenvolvimento das virtudes, e para estes pais, não ver claramente o crescimento do filho pode tornar-se desanimador. Lembre-se: a educação é uma tarefa para a vida toda! Nenhum filho nasce pronto, e seja formando na escola ou em casa, por meio do homeschooling, sempre enfrentaremos as limitações próprias da pessoa humana, e em particular, aquelas limitações próprias de cada idade. O problema não é com você e nem com eles, isso é a condição humana. Não importa o que aconteça, continue a educar! Seja simples, faça sempre e sem pressa.