Quem copia quem?


soma.jpg

Até os 5, 6 anos de idade, é a escola que nos copia, e não o contrário. Nessa idade, aqui em casa, não tem homeschooling, tem home sweet home (lar doce lar).

Não somos nós que copiamos a soma com sementinhas da educação infantil, é a escolinha que copia o papel da família numa instrução tão básica como somar sementinhas.

Cada pai e mãe por mais bem intencionados que sejam, quando afirmam que fazem homeschooling com seus filhos menores de 5, 4, 3 anos, apenas reforçam a ideia de que a escola é necessária em idades cada vez menores. Há anos recebemos o desabafo de pais que não desejam colocar seus filhos entre 3-6 anos na escola, mas sentem-se pressionados, ou coisa muito pior, como em países que punem os pais por ensiná-los em casa (como a Alemanha). Nós entendemos a boa intenção de algumas estratégias públicas para oferecer às crianças uma creche onde há baixo desenvolvimento econômico, mas jamais essa política deveria ser compulsória. As políticas públicas deveriam incentivar a presença dos pais nesta fase em que os maiores especialistas das crianças são os próprios pais, e não retirá-las do seu ambiente familiar sem avaliação do que é o melhor para o seu desenvolvimento.

Nós somos uma família que pratica o homeschooling, mas apenas com os maiores de 6 anos. Com os menores praticamos apenas a boa e velha maternidade/ paternidade, carinhosa, atenciosa, sempre presente, e entendemos que este é o ambiente mais adequado para o seu desenvolvimento.


Uma creche/ escolinha boa é aquela que tenta reproduzir esse ambiente. Portanto, pais, fiquem em paz. Amem seus filhos menores, larguem o celular, brinquem, conversem, envolva-os de carinho. Vocês tem tudo o que precisam para fazer seus filhos menores se desenvolverem.

Gostou dessa reflexão? Deixe seu comentário.


Previous
Previous

Mais do que o dinheiro pode comprar.

Next
Next

A próxima página.